terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A origem da Capoeira segundo o Livro "História e Cultura Afro Brasileira"

Não sou nenhuma estudiosa da capoeira. Gosto de sim, de sempre tentar me manter bem informada, sobre tudo que envolve nossa arte e sobre a cultura afro-brasileira num geral, pois afinal, como passar a capoeira para frente se não a conhecemos direito?

Sempre ouvi falar que o nome capoeira é de origem tupi guarani, e que significa "mato ralo", "mato pequeno", ou sempre alguma coisa relacionada a mato. Que nossa arte recebeu esse nome, porque os negros fugidos se escondiam atrás das capoeiras quando estavam sendo perseguidos. E quando os opressores se aproximavam eram surpreendidos... enfim, foi isso que aprendi, que sempre li e creio que vocês também.


Porém, encontrei uma explicação diferente para essa origem, quando comecei a ler o livro "História e Cultura Afro - Brasileira" da Editora Contexto e escrito por Regiane Augusto de Mattos. Em breve, trarei resenha completa dele, mas hoje falarei somente sobre o que ele diz sobre a capoeira:



Esse livro foi distribuído para professores de alguns estados, depois que a lei nº 10.639 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. O livro em si é muito bom, mas fiquei totalmente confusa sobre esse fato que o livro traz sobre uma das maiores difusoras da cultura afro-brasileira. Trouxe essa postagem pois preciso muito de ajuda com algumas perguntas:

- Vocês já haviam ouvido falar sobre isso?
- Há procedência nessa informação?
- Se o livro estiver equivocado, devemos entrar em contato com a editora?




Aguardo a colaboração de vocês,
Axé!

3 comentários:

  1. Camaradas, confiram artigo que escrevi para o jornal A Verdade. Sou jornalista e aluno iniciante de capoeira no GCB. Acredito que o livro está correto. Grande abraço!

    http://averdade.org.br/2012/10/capoeira-e-libertacao/

    ResponderExcluir
  2. Após uma pesquisa para a preparação de um folheto sobre a Capoeira escrevi, a algum tempo atrás: Com respeito à origem do termo capoeira também há uma discussão entre vários pesquisadores. O escritor José de Alencar afirmou que capoeira deriva do Tupi caa-apuam-era que significa mato cortado. Visconde de Roham, por sua vez, disse que a expressão copuera (roça velha) é que deu origem ao vocábulo. Já o argentino Adolfo Morales de Los Rios Filhos defende a hipótese de que o vocábulo capoeira se originou de capoeiros, que eram negros carregadores de cestos (capus). Se chamavam capus os cestos feitos de materiais oriundos da mata. Assim a Capoeira teria surgido nas horas de lazer destes trabalhadores em simulações de combate que os envolviam em demonstrações de habilidade.

    ResponderExcluir
  3. Olá, interessante esta afirmação, mas nunca ouvi falar, aprendi com meu Mestre e com outros vários Professores esta única versão, estou na capoeira desde 1993 sou professor de Capoeira e autor do Livro "A Magia da Capoeira" Pág.08 de meu livro -

    "Acima de qualquer dúvida, a capoeira é originada de terras brasileiras.
    Podemos afirmar que o índio muito colaborou com o então escravo Africano no Brasil, para formação do que hoje conhecemos como “capoeira”.
    Capoeira, nome indígena que significa matagal com árvores de ramagens baixas. Era o local onde os escravos fugitivos e que dominavam as técnicas de uma luta ágil e manhosa, se escondiam dos capitães do mato que estavam em seu encalço.
    Por causa disso, aqueles escravos ficaram conhecidos como,
    “CAPOEIRAS” e sua luta, capoeira a história registra o aparecimento da capoeira no século XVII".

    OBS. O livro está disponível no site da Editora Clube de Autores :

    https://www.clubedeautores.com.br/book/20311--A_MAGIA_DA_CAPOEIRA#.VLapQ9LF9u4

    www.clubedeautores.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...