terça-feira, 30 de abril de 2013

Grão-Mestre Camisa Roxa 1944-2013


Na semana passada quando postei a nota de falecimento de Grão-Mestre Camisa Roxa, confesso que fiquei muito espantada, com o fato de que a maioria, acreditem, a MAIORIA dos capoeiristas que comentavam na postagem, não sabia quem era, ou o confundia com Mestre Camisa. Faço esse post com o intuito de levar informação, para quem precisa dela. saber nunca é demais! 

A Biografia abaixo, foi retirada de uma página da Abadá Capoeira, e você pode visitá-la aqui.


Edvaldo Carneiro e Silva



"Mestre Camisa Roxa foi considerado o melhor aluno de Mestre Bimba. É Grão-Mestre da Abadá-capoeira, título vitalício para o qual foi escolhido por um conselho de Mestres de notório saber. Sua função é de orientador e consultor, sendo o seu título o mais alto grau na Abadá-capoeira. É o capoeirista que mais divulgou a Capoeira pelo mundo, viajou por mais de 50 países, levando a Capoeira como manifestação de arte e cultura brasileira.Camisa Roxa nasceu em 1944, na Fazenda Estiva, no interior da Bahia. Começou a praticar Capoeira aos 10 anos de idade como divertimento, o que mais tarde foi copiado por todos os outros irmãos. Na década de 60, foi para Salvador fazer o científico e começou a treinar na Academia de Mestre Bimba, onde se formou e foi considerado o melhor aluno pelo Mestre. Seus irmãos Ermival, Pedrinho e Camisa também se formaram na Academia de Bimba.O apelido do Grão Mestre surgiu devido ao fato de que ele sempre freqüentava as rodas de Capoeira da Bahia vestindo uma camisa roxa da qual gostava muito. Gostava também de jogar nas rodas de Capoeira tradicional da academia de Mestre Pastinha e nas rodas dos Mestres Waldemar e Traíra na rua Pero Vaz, onde era muito respeitado por sua postura e o grande conhecimento que possuía dos fundamentos da Capoeira.Camisa Roxa pensa a Capoeira como um todo, reunindo Regional e Angola. “Na verdade, bem poucas pessoas compreenderam a verdadeira intenção de Mestre Bimba”, declara o Grão Mestre. “Primeiro ele ensinava com seu método uma Capoeira alta, mas com o tempo a pessoa deveria aprender a jogar baixo”, completa.Camisa Roxa é responsável pela coordenação da Abadá-capoeira na Europa, e realiza regularmente cursos práticos de reciclagem para os instrutores e professores que atuam por lá. É também o organizador do Encontro de Primavera Capoeira na Europa e Jogos Europeus da Abadá-capoeira. Estes eventos visam à integração e a atualização de capoeiristas na Europa através de aulas teóricas e práticas ministradas por mestres convidados do Brasil.Hoje o Grão Mestre dedica grande parte do seu tempo a pesquisas sobre capoeira, sempre em busca de novos caminhos e ampliação de sua visibilidade no mundo. Para ele, no Brasil deveria haver mais união entre os diferentes grupos, para que seja possível estabelecer uma ordem nas atividades e nos ensinamentos. “Talvez uma Capoeira mais disciplinar e a união entre os líderes, produza uma Capoeira com mais responsabilidade e profissionalismo”, afirma. Camisa Roxa diz que ao passar sua experiência procura retribuir tudo o que a Capoeira lhe deu até hoje."



                              Grão-Mestre Camisa Roxa, faleceu no último dia 18 de Abril, até onde sabemos, em decorrência a uma queda de uma laje. Se você conhece capoeiristas que não conhecem esse grande mestre, passe essa postagem para frente, não deixe que uma história tão bonita se perca.


Um comentário:

  1. meters casina eu estou como muitasaudade dosenhor estou rendo ir para para qe senhora vi conmo esta sidino ninha giga

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...