terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sequências de Mestre Bimba

Pesquisa: Capoeira Exports e O Mandingueiro



Com a intenção de aprimorar a sua capoeira, Mestre Bimba, que sempre foi angoleiro, incorporou movimentos de algumas artes marciais à sua capoeira regional. E não foi só isso. Ele também elaborou algumas sequências de golpes para que a sua capoeira se tornasse mais efetiva e pudesse combater de frente ou estar à altura de outras artes marciais. 
Não é à toa que o primeiro nome que deu à essa nova modalidade de luta era “Luta Regional Baiana”. 
Com a sua nova capoeira, Mestre Bimba começou a lançar desafios aos lutadores de todas as artes marciais e ganhou todos.
No total são oito sequências de movimentos, 8 sequências de ataque e defesa, que prepara o aluno iniciante, dando as condições necessárias para o jogo na roda de capoeira. Esses movimentos são considerados essenciais para que se aprenda a verdadeira Capoeira Regional. 

Por meio de desenhos é um pouco complicado de se aprender. Pela mesma forma acontece, tentando aprender pelo nome de cada movimento. É que devido morarmos em um país de dimensões continentais, os nomes mudam de região pra região. Acompanhando a página do Facebook Viva Meu Mestre - Mestre Itapoan (Super recomendo!), me deparei com um vídeo onde Mestre Itapoan (Maior autoridade viva pra falar de Mestre Bimba e seu método de ensino), que não só mostra as sequências, como também explica sua função. Ótima qualidade do vídeo, inclusive com legendas em inglês:



Axé!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...