terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Novela Lado a Lado: Luta entre Capoeira e Jiu-Jítsu

Fonte: Jornal Extra

"Numa luta histórica, Zé Maria reafirma o valor da Capoeira."

Ao abrir o encarte "Sessão Extra" do Jornal Extra de hoje (29/01/2013), me deparei com uma matéria de página inteira sobre a capoeira na Novela Lado a Lado. Como não são todos que tem o costume de comprar o Jornal, repassarei a matéria de Filipe Isensee, que fala de uma luta histórica entre a Capoeira e o Jiu-Jítsu:

"Numa emocionante luta de capoeira, Zé Maria (Lázaro Ramos) conquistará uma vitória contra um até então invicto lutador de jiu-jítsu e ficará ainda mais próximo do coração de sua amada, Isabel (Camila Pitanga). As idas e vindas da relação, ainda mais estremecida com a descoberta de que Elias (Cauê Campos) é filho de Albertinho (Rafael Cardoso), ganharão novo fôlego — vale dizer, com os dias contados.
Na sequência que começa a ir ao ar amanhã na novela “Lado a lado”, Zé decide enfrentar Jun Murakami, e num certeiro rabo de arraia (tradicional golpe da capoeira) derruba o rival e se consagra de vez na lona.
— É um passo importante para que a capoeira deixe de ser proibida por lei. Para ele, é a prova de que a cultura que nasceu no Brasil tem o mesmo potencial de uma luta que vem de fora e deve ser valorizada — diz Lázaro.
As gravações aconteceram no Centro Hípico do Exército, em São Cristóvão, na tarde quente da última sexta-feira, que obrigou os atores, a cada intervalo, usar panos com gelo para dissipar o calor. A cena contou com mais de 150 figurantes, que vibraram quando Lázaro decidiu fazer a sequência de luta em vez de usar o dublê.



Após um inflamado discurso, Zé selará a vitória com um beijo em Isabel. Segundo o ator, para o amor do casal prevalecer de vez, o capoeirista deve "se acostumar com as novas situações".

— Zé é um homem da época, dentro de suas qualidades e defeitos. Ele já ama Elias, mas, ao mesmo tempo, o fato de Albertinho ser o pai traz lembranças de um tempo muito sofrido e por isso ele não consegue lidar com a situação — reforça Lázaro: — Assim como ele a princípio se incomodou com Isabel dançando e, quando viu o valor do trabalho que ela fazia, passou a valorizar, agora, precisa de tempo para entender essa nova realidade.

O que parece ser o início do definitivo final feliz do casal ainda será testado com a chegada de Fátima, uma médica que será interpretada por Juliana Knust.

— Ainda não sei para onde vai a relação com Fátima. Mas Isabel é o grande amor da vida dele — afirma Lázaro."












 

Um comentário:

  1. A globo podia fazer uma série sobre as maltas de capoeiristas no Rio de Janeiro, podia se passar por volta de 1850, o livro “A negregada Instituição” poderia ser uma um boa base pra ambientação. O pai de Zé Maria foi de uma dessas maltas, poderia haver até uma ligação entre as histórias. Seria uma série de ação pra passar depois das 10 com bastante luta, para coreografrar as cenas podiam contratar Lateef Crowder dos Santos, um cara que já participou de muitos filmes lutando Capoeira inclusive Tekken.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...