quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Capoeira tem um dos chutes mais poderosos entre as Artes Marciais




O canal National Geographic é muito conhecido por fazer documentários que explicam várias ocasiões do cotidiano. Desta vez produziu um programa que explica por meio da ciência várias das artes marciais.
O programa se chama "A Ciência das Artes Marciais" (Fight Science), que reúne especialistas da indústria automobilística, dos esportes biomecânicos e das produtoras de desenhos animados de Hollywood e eles usam seus conhecimentos e a tecnologia disponível para analisar as técnicas de várias artes marciais. O resultado é a comparação do poder, das vantagens e das limitações de vários estilos de artes marciais. Por meio de uma combinação de tecnologias sem precedente, os cientistas conseguem examinar o corpo de um lutador em tempo real. 

No capítulo abaixo são apresentados os quatro estilos conhecidos por seus chutes poderosos, a Capoeira (representada pelo capoeirista Lateef Crowder), Karatê, Muay Thai e Taekwondo. Os quatro representantes dessas artes marciais chutam um dispositivo capaz de detectar a força e a velocidade de chute de cada mestre. Assista ao vídeo e confira o resultado:

Eu pessoalmente, gostaria que o chute usado na capoeira, fosse outro, mas gostei do resultado. E vocês, o que acharam?!

Axé!!!


Um comentário:

  1. Na verdade o vídeo diz que o chute da capoeira, é o mais efetivo, na relação força gerada pela velocidade. Ou seja com uma baixa velocidade em relação ao TKD e ao Muay Thai, o capoeirista consegue produzir um chute de alta potência que supera o Muay Thai, e fica próximo ao TKD. Já que a Física indica que a velocidade gera a força, a relação força gerada pela velocidade do capoeirista é maior. É como pensar por exemplo: um cara "C" compra 816 cocadas com 160 reais, o "K"comprou 195 com 114 reais, o "M" comprou 635 cocadas com 209 reais, e o "T" comprou 1043 com 214 reais. Se for observar quem comprou mais com menos foi o cara "C" pois com 1 real comprava 5.1 cocadas, como o capoeirista que a cada 1km/hora de velocidade produzia uma força de 5.1 kg, enquanto o karateca 1.71 kg a cada 1km/h, o Muay Thai 3.03 kg a cada 1km/h, e o TKD 4.87 kg a cada 1km/h. Ficando o ranking de efetividade 1°Capoeira, 2°TKD, 3°Muay Thai, e 4°Karate... ainda assim a minha arte preferida é o Karate!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...