segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Capoeira é um dos 10 esportes preferidos no Brasil

Procurando no Twitter quem usou a palavra "Capoeira" recentemente, encontrei um tweet da NetShoes, loja online (talvez a maior) de venda online de produtos esportivos:


Tive que dar uma conferida, e achei um post bacana, sobre o TOP 10 dos esporte no Brasil. O post estava em um blog, chamado Testosterona Sports, mas é um texto original do site Esporte.esp.br. Confira:



"Que o Brasil é o país do futebol, ninguém duvida. Mas o que pouca gente sabe é que em solo canarinho se praticam muito mais esportes do que os convencionais futebol, vôlei e basquete. Existem diversas modalidades que vêm tomando o coração dos brasileiros – dentre elas o Rugby, que ainda não entra na lista, mas para que isso aconteça é só uma questão de alguns anos. As piscinas também estão entre as preferências dos brasileiros quando o assunto é praticar esportes, e as artes marciais não ficam atrás. Confira agora quais são os dez esportes mais praticados – e consequentemente, mais populares – do Brasil."



1 – Futebol: torcer é sempre bom, mas nem só de arquibancada vive o esporte no país. A primeira paixão do brasileiro também é preferência nos clubes e escolinhas, e garante pouco mais de trinta milhões de pessoas praticando ativamente o esporte no Brasil. Difícil, mesmo, é conseguir se profissionalizar. Mas nenhuma dessas trinta milhões de pessoas dispensa uma pelada de fim de semana…
2 – Vôlei: o esporte ganhou duas medalhas na última edição dos jogos olímpicos, sendo ouro o vôlei feminino e prata o vôlei masculino. A ascensão do esporte nos pódios mundiais e olímpicos pelos anos afora acabou conquistando o público, que hoje faz do vôlei o segundo esporte mais praticado no país, com a metade dos praticantes de futebol: 15,4 milhões de pessoas se dedicam a dar manchetes e saques em quadras do Brasil inteiro.
3 – Tênis de Mesa: acredite se quiser, o tênis de mesa é o terceiro esporte mais praticado no país. O esporte conta com doze milhões de mesatenistas em solo brasileiro e faz suar tanto quanto qualquer outro esporte. Além disso, desenvolve habilidades como lógica, estratégia e rapidez. Por isso é tão popular.
4 – Natação: com onze milhões de praticantes no Brasil, o esporte vem se tornando uma potência nacional, e é difícil não ver um brasileiro em pódios de competições mundiais. A natação é, também, um dos esportes que mais melhoram o condicionamento físico de seus praticantes.
5 – Futsal: a paixão pela bola é tanta que essa outra modalidade do jogo mais popular do Brasil fica em quinto lugar na lista de mais praticados. O futebol de quadra tem 10,7 milhões de atletas no Brasil. Visto que os times são compostos de seis pessoas, haja campeonato para juntar esse tantão de gente…
6 – Capoeira: a luta mais popular do Brasil, de origem africana, é a capoeira, que se divide em jogo, dança, luta e arte. É bonito de olhar e super gostoso de praticar. Prova disso é que o esporte tem nada menos do que seis milhões de adeptos em todo o país.
7 – Skate: se o basquete é o esporte mais popular dos Estados Unidos, no Brasil ele nem entra na lista de mais praticados. Ao invés dele temos esportes como o skate, algo bem alternativo, que é a paixão de quase três milhões de pessoas em território nacional. E, claro, é outro esporte tipicamente americano.
8 – Surfe: com um litoral do tamanho do nosso, era de se esperar que um esporte náutico estivesse na lista dos mais populares. O surfe tem 2,4 milhões de adeptos e praticantes no Brasil, e a comunidade só cresce ao longo dos anos. A receita? Ser um esporte de intenso contato com a natureza, além de dar uma aura de meditação ao atleta…
9 – Judô: dentre as artes marciais mais populares do Brasil (país que criou o jiu-jitsu, por exemplo), está o judô. Esporte olímpico, contabiliza um número de 2,2 milhões de judocas espalhados país afora. Por ser, também, uma das artes marciais mais intensas, exige muita concentração, preparo e treino.
10 – Atletismo: correr faz sempre muito bem para o corpo e a mente, e ainda dá para se profissionalizar no esporte, que tem hoje 2,1 milhões de praticantes no Brasil. Isso contando apenas os profissionais e semi-profissionais, e não aqueles que correm por prazer ou apenas para manter a forma. É, também, um dos esportes que mais cresce em número de adeptos no país, por ano.

Será que esse número está certo?! Como um esporte genuinamente brasileiro, podemos melhorar a posição nesse ranking, não é?!

Um comentário:

  1. Aí diz q capoeira é africana, é meio contraditória isso, vários historiadores afirmam que a capoeira nasceu aqui mesmo no Brasil, e eu prefiro concordar com eles...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...